Anglo21

O Anglo 21 foi criado para atender a uma geração que demanda um novo conceito de educação no qual a vivência escolar propicie a conexão entre conteúdos aprendidos e novas ideias. Fomos convidados para reformular alguns espaços da escola, e os primeiros deles foram as bibliotecas do ensino infantil e do ensino fundamental.

Na biblioteca do ensino infantil, o ambiente é basicamente formado por 4 áreas: a dos expositores de livros que fica logo na entrada; o canto de estudos com mesas coletivas que fica próximo da bibliotecária; o canto de leitura com poltronas; e, por último, o canto de leitura no chão, com tapetes e almofadas rodeados por livros. Os diferentes cantos dão possibilidades para os alunos lerem conforme se sentirem mais confortáveis, podendo mudar de posição quando quiserem.

O desenho simples e inteligente dos móveis modulares facilita a circulação pelo ambiente e permite a criação de diferentes áreas dentro de um mesmo espaço e facilita a alteração de layout quando desejado. Os expositores de livros baixos facilitam a visibilidade e não bloqueiam a dissipação da luz natural que entra pelas janelas e as poltronas trazem cor para o ambiente.

Na biblioteca do ensino fundamental, projetamos um novo espaço de convivência, um ambiente despojado voltado para discussões em grupo, momento de lazer e jogos. O ambiente também se divide em diferentes cantos.

Logo na entrada as bibliotecas de parede apresentam as novidade do acervo ou livros em destaque para os alunos. No meio do grande espaço, novas mesas coletivas e bancos empilháveis para discussão em grupo contrastam com as antigas mesas individuais com divisórias e cadeiras estofadas que também permanecem no espaço como uma opção mais tradicional de se estudar.

As poltronas, grandes pufes e a rede abrem caminhos para leituras mais despojada e intimista. Projetamos também alguns pontos com iluminação focada e tomadas em abundância para aparelhos eletrônicos. O último canto é formado por um flip chart que cria uma divisão no ambiente, uma lousa verde e plataformas e bancos bastante despojados para pequenas reuniões, jogos e discussões.

Projeto: Anglo21

Ano: 2017

Fotos: Lucas Colebrusco