Global Me

A Global Me é uma escola sócio-construtivista, baseada nas ideias de Piaget, Vygotsky e Loris Malaguzzi (Reggio Emília). A escola tem uma proposta de um ensino global tendo as crianças como protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.

Desde o final de 2016 fazemos parte de um processo de renovação de espaços da escola. Com um trabalho realizado em diversas etapas, fomos responsáveis pelo novo atelier, a sala de culinária experimental, a nova biblioteca, entre outros.

No início de 2017 entregamos um novo atelier com mesas coletivas, bancos empilháveis, bancadas laterais com armários e prateleiras. Destaque para o uso de chapa metálica perfuradas nas portas de correr dos armários. Em 2018 este ambiente passou por uma adequação para atender às aulas de oficina maker.

Além da nova entrada, a principal alteração no espaço foi a criação de um armário de ferramentas de novas bancadas e prateleiras.

A sala de culinária foi um projeto que exigiu soluções criativas e flexíveis para garantir que crianças e adultos pudessem participar das atividades de forma segura e colaborativa. O espaço é composto por uma pia com gabinete e uma ilha com rodízios que divide o ambiente, além das mesas coletivas com bancos para as crianças.

As plataformas que fazem parte da bancada principal permitem que as crianças mais baixas possam alcançar a superfície de trabalho e o professor pode cozinha na postura correta. O vão abaixo da bancada abriga as plataformas quando não estão sendo usadas. As mesas e os bancos empilháveis podem ser reposicionados para dar flexibilidade no layout para adequar o ambiente às atividades e diferentes tamanhos de turmas.

Projeto: Global Me

Ano: 2017

Fotos: Lucas Colebrusco