Em meados de 2019, a Fernanda Feitosa, diretora e idealizadora da SP-Arte, procurou a Novidário para realizar um projeto especial de mobiliário sob medida para espaços da feira, que iria ocorrer em Março de 2020. O briefing elaborado pela equipe de arquitetura da SP-Arte apresentava materiais e linguagens utilizados pela Novidário em seus projetos. A demanda do projeto era para balcões para recepção e área editorial, totens de sinalização, e os cavaletes de exposição de obras de arte na mostra de jovens artistas.
Os materiais apresentados no briefing estavam muito próximos do universo de produção da Maqmóveis, e da nossa Linha Jataí, apresentada no estande da Maqmóveis na High Design de 2019. Apoiar o universo das artes sempre foi um interesse da Maqmóveis que logo se interessou em entrar como patrocinadora da SP Arte. Esse foi um daqueles momentos em que as energias e vontades se encontram e se transformam em parceria.
“Foi um casamento de muito sucesso no qual o mundo das artes se encontra com a Indústria Maqmóveis e o Design da Novidário” disse Fernanda Feitosa, em seu depoimento durante a inauguração da feira. “Após meses de projeto, desenvolvimento e prototipagem, chegamos a um resultado muito completo e coeso.” acrescenta José Machado Head designer da Novidário.
O processo foi muito desafiador, pois além de envolver um cliente muito exigente e que sabe o que quer, tinha demandas muito específicas para atender tipologias de produto muito distintas. O conceito foi utilizar tubos quadrados, chapas perfuradas e painéis madeirados, para os balcões. Para os cavaletes de exposição utilizamos grades aramadas, se apropriando da linguagem das telas aramadas muito presente nas galerias de arte para acervo de pinturas e obras de arte.
O projeto começou em 2019 e estava pronto para ser produzido, em Março de 2020, 30 dias antes da feira SP Arte ser cancelada por conta da pandemia da Covid 19. Foram 2 anos de espera para o projeto ser então retomado, fabricado e realizado em Maio de 2022. Uma espera que valeu a pena, pois o resultado da parceria rendeu frutos para a Maqmóveis e a Novidário.
A parceria gerou o convite para a Novidário participar da feira na área de design, trazendo para a feira o design assinado para a indústria, território que nós adoramos trabalhar. No estande da Novidário, apresentamos três novos produtos. O principal deles foi a Linha Parte, um sistema componível de sofás, pufes, assentos individuais e mesas auxiliares, pensada para atender a demanda de espaços de convivência de projetos corporativos. Atende desde pequenas áreas até grandes espaços combinando e conectando seus componentes.
Os Tapetes Borda, pensados para complementar a Linha Parte, são uma linha exclusiva de tapetes componíveis para a Tapetah. Com duas bordas retas e duas arredondadas, permite a combinação de peças formando composições para o centro do ambiente ou rente a parede, se adequando a necessidade do seu projeto.
Também lançamos os novos integrantes dos produtos de armazenagem da linha Jataí, os Lockers Própolis que são feitos em compensado laminado de madeira maciça e as portas em chapa de aço lisa com aberturas para ventilação. São móveis que se encaixam tanto no ambiente escolar, quanto em escritórios e espaços corporativos. O resultado é um ambiente organizado com material de fácil acesso.
Finalizamos nossa participação na SP-Arte 2022 com um sentimento muito especial. Uma enorme satisfação de ter concluído o projeto de alta complexidade do mobiliário exclusivo e as novas linhas lançadas. Apresentar a Maqmóveis e a Tapetah ao mercado e ao exigente público da feira, e uma Novidário renovada, já no clima de “pós pandemia”, e pronta para o missão de repensar os espaços de convívio, transformando a informação em produto que melhore a vida das pessoas.
“Para nós a SP-Arte foi a festa de comemoração da minha entrada oficial na sociedade da Novidário, que não foi realizada por conta da pandemia. Foi o nosso primeiro evento presencial e lá pudemos encontrar nossos parceiros, colegas de profissão e amigos. No universo belo das artes e no clima agradável da feira.” completa José Machado.