Estamos há 14 anos no mercado e queremos dividir com vocês nosso olhar sobre o universo do design para instituições de ensino. Você irá descobrir, por exemplo, como a combinação de cores, materiais, mobiliário e layout podem influenciar positivamente no processo de aprendizagem!
Acompanhe-nos nessa jornada e inspire-se nos exemplos de arquitetura escolar de sucesso
01 Camino School
A escola projetada por Guido Otero, do escritório GOAA Arquitetura, em São Paulo, teve como proposta a reforma de uma antiga concessionária de carros, escolhida para abrigar as demandas de uma proposta pedagógica inovadora.
Não à toa, ela foi reconhecida como uma das 10 escolas mais inovadoras do mundo pelo World’s Best School Prizes.
02 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Inspirada na inovação do ensino e em espaços colaborativos, a linha Jataí da Novidário conta com mais de 100 itens no portfólio, garantindo flexibilidade ao layout das instituições de ensino. A série foi escolhida para compor o espaço Ambev On, fruto de uma parceria entre a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e a Ambev, visando fomentar a inovação.
O espaço de 400 metros quadrados foi desenvolvido pelo Superlimão. O destaque no ambiente Ambev On é a arquibancada móvel motorizada que se desloca por meio de um trilho, possibilitando configurações para acomodar entre 30 e 50 pessoas.
03 Espaço Ekoa
Projetada nas pranchetas do arquiteto Carlos Bracher, a escola de educação infantil e futuramente de ensino fundamental está localizada em São Paulo.
O ambiente ganhou um grande espaço aberto para ser usado não só como refeitório, mas como locação multiuso. Este lugar foi estrategicamente pensado para ir além, abrindo espaço para diferentes possibilidades de uso no dia a dia, como aulas de culinária, apresentações de trabalhos e discussões em grupo.
A Mesa Trevo rouba a cena e ganha destaque pelo seu design leve e resistente, proporcionando liberdade, acolhimento e proteção para o uso intensivo no dia a dia escolar.
04 Arena Castanheiras
A Escola Castanheiras, situada em Santana de Parnaíba, SP, ganhou uma arena esportiva, assinada pelo Estúdio Trópico, e foi premiada em segundo lugar no Prêmio Obra do Ano 2023 (Archdaily) com o mobiliário da linha Jataí!
O Plano Diretor foi desenvolvido em 2018 pelo escritório Andrade Morettin e a primeira fase de ampliação contou com uma quadra poliesportiva, refeitório e salas para as aulas de artes, música e teatro.
A mesa Favo e a cadeira Pólen, além de duráveis, garantiram o conforto dos usuários.
05 Colégio Emilie
O Colégio Emilie, em São Paulo, leva projeto assinado pela arquiteta Silvia Franchini e Studi1 Arquitetura.
Nesse projeto, foram especificados mobiliário da linha Jataí, para os alunos mais velhos, e Origem para os menores, criando um ambiente de atmosfera acolhedora e funcional, e incentivando um aprendizado dinâmico e interativo.
As mesas trapezoidais empilháveis e as cadeiras Pólen garantem flexibilidade e versatilidade no dia a dia escolar, possibilitando mudanças de layout e facilidades na limpeza. Os bancos modulares Mel e a poltrona Pólen complementam o espaço, proporcionando conforto e aconchego.
06 Lourenço Castanho
A Escola Lourenço Castanho, em São Paulo, ganhou mobilidade extra com uma estrutura sobre rodízios que permite o deslocamento da estante entre os laboratórios, salas de treinamento ou até em salas de música, se adaptando às necessidades dos ambientes.
O painel de ferramentas é confeccionado em chapa perfurada de aço, permitindo a fixação de ganchos e suportes para organizar os utensílios. O projeto é assinado pelo escritório Min Arquitetura.
07 Escola Verde
Em mais uma parceria com o escritório GOAA Arquitetura, a linha Jataí prova sua eficiência em ambientes escolares, marcando presença na nova unidade da Escola Verde, localizada no Canal 6 de Santos, a 50 metros da orla marítima.
Os móveis da coleção simbolizam o conceito de flexibilidade, estética e ergonomia, entregando condições perfeitas para trabalharmos a proposta de layout.
08 Escola Beacon
A Beacon School, localizada no Alto de Pinheiros, leva projeto assinado pelos escritórios Base Urbana e Pessoa Arquitetos.
Com espaços fluidos e convidativos, o projeto potencializa a experiência do aprendizado com móveis que conferem autonomia aos alunos e professores para inovarem em novos modelos de ensino.
Os móveis da linha Origem acrescentam beleza visual e colaboram para um espaço pedagógico prático e ao mesmo tempo agradável aos alunos.
09 Escola CAMB
Em projeto assinado por Fernanda Dabbur e Carolina Penna, a escola CAMB ganha uma arquitetura que expressa os seus valores, gera autonomia e incentiva a exploração dos espaços.
As soluções arquitetônicas e de design estimulam a criatividade e se adaptam às necessidades de forma dinâmica, redefinindo o papel social e interativo com o meio que nos cerca.
Com destaque para a mesa Favo e banco Pólen, o mobiliário flexível possibilita explorar diferentes propostas pedagógicas no mesmo ambiente construído.
__
Por fim, ressaltamos que nem sempre é necessário ter um grande orçamento. Destacamos a importância de se buscar soluções criativas e sustentáveis que atendam às necessidades dos estudantes sem comprometer a qualidade.
Em resumo, investir em arquitetura e design escolar pode proporcionar um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento dos alunos com pontos favoráveis à criatividade e à inovação, fomentando a formação do pensamento crítico e as interações entre os alunos.