Muitos séculos nos separam do rei Afonso II das Astúrias, dito primeiro peregrino a caminhar em direção a Santiago de Compostela, por volta do século IX. Desde então, dezenas de milhares de fiéis caminham em direção à cidade espanhola todos os anos. A prática ganhou espaço no catolicismo romano e tomou diferentes formas ao redor do mundo. O Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, não tinha como ficar de fora.
O Caminho da Fé
O Caminho da Fé, no Brasil, já movimentou mais de 30 mil fiéis de todo país ao município de Aparecida, na região Serrana de São Paulo. O trajeto pode durar até 500 km e permeia cidades interior afora, mas tem como ramal principal a caminhada (ou pedalada) a partir do município de Águas da Prata.
Passando por São Bento do Sapucaí, a Pousada Barão Montês se apresenta no final da Rodovia Prefeito Benedicto Gomes de Souza. A estrutura rústica em madeira chama a atenção em meio às árvores do local. O espaço existe desde 2003 e começou por iniciativa da família proprietária de atender os peregrinos do Caminho da Fé.
Projeto com a Novidário
Em 2018, a propriedade foi adquirida pela atual direção da pousada com a missão de continuar atendendo os peregrinos do trajeto. Iniciou-se, então, uma série de reestruturações. Com projeto arquitetônico de Carlos Bracher e parceria da Novidário no desenvolvimento de soluções de mobiliário, o processo visa melhorar o serviço prestado aos fiéis.
Para além da reestruturação, a nova gestão está ampliando a pousada, com a construção de novos chalés. O movimento trouxe novas demandas de mobiliário para adequar as instalações e serviços à nova realidade do alojamento. Nesse processo, a Novidário cumpre um duplo papel: desenho de móveis customizados e venda de mobiliário dos parceiros que representa comercialmente, Maqmóveis e OPPA/MMM.
Olhamos para a natureza do serviço da pousada: um ponto de passagem, em que os peregrinos não buscam longas estadias, mas um lugar de apoio para passar a noite. Portanto, os quartos costumam ser compartilhados, equipados com copa e rouparia. Neste âmbito, a solução elaborada pela Novidário foi de desenvolver beliches e camas com cabeceira, podendo ser ora utilizadas para solteiro, ora para casal se dispostas lado a lado. Para a varanda, bancos da Meu Móvel de Madeira completam o cenário.
No refeitório, foram especificadas peças da parceira Maqmóveis, como mesas e assentos, e projetada a parte de marcenaria customizada. A escolha do trabalho em marcenaria para a Pousada Barão Montês parte da essência do local. Em contraponto à estrutura rústica do local, foram escolhidos móveis estruturalmente leves e de aspecto mais moderno, mas com todo o cuidado para não deixar o contraste pesado. Foram desenhados armários para guardar louças e um balcão grande, adequado ao serviço de self-service do café da manhã. A modularidade do mobiliário também foi planejada para futuras expansões nas instalações, podendo haver adaptação dos móveis a novos ambientes.
A Pousada Barão Montês será reinaugurada na Semana Santa e já contará com intervenções pensadas em parceria com a Novidário. Acompanhe em nossas mídias sociais para saber deste projeto que une a fé e a mobília visando o conforto.