O Refeitório escolar é um ambiente desafiador para as escolas. Um ambiente de uso intenso ocupado por curtos períodos de tempo. Uma área que fica muito vezes ociosa, que poderia ser aproveitada não só no dia a dia como nos eventos e datas comemorativas. A melhor solução é transformar essa área em um ambiente multiuso. Veja como o mobiliário pode auxiliar essa transformação.
Seguindo a premissa de que todos os ambientes da escola devem ser pedagógicos, o refeitório também está incluso nesse cenário. O ambiente deixa de existir apenas como um local em que os alunos se alimentam rapidamente e abrem espaço para outras atividades como, por exemplo, aulas de culinária, atividades de química ou física, apresentações de trabalhos e discussões em grupo.
A escolha do mobiliário é fundamental para influenciar no modo como o espaço vai ser utilizado. Propomos um ambiente com móveis diferentes entre si, móveis que proporcionem várias maneiras de sentar-se e de se reunir. Trazendo dinamismo para a refeição e flexibilidade para que o ambiente mude seu uso sem grandes movimentações.
Arquibancada Favo
Nesse contexto a Arquibancada Favo virou um móvel de destaque nos refeitórios! Quando composta com bancos e banquetas, ela pode servir de mesa para refeições. E quando o ambiente está sendo usado para outras atividades como, por exemplo, apresentações de grupos, ela volta a ser uma arquibancada. No final dos ciclos ou conclusão de projetos ela também é perfeita para expor os trabalhos.
Misturar alturas e formatos de mesas também proporciona experiências diferentes no momento das refeições. Essa diversidade de tipologias também é muito positiva quando queremos usar os móveis para outras funções. Uma mesa retangular, com banco coletivo ou cadeira escolar, e bancada alta com banquetas, pode ser uma aposta divertida. Podemos ainda acrescentar a mesa restaurante e a mesa bistrô, que são mesas para serem usadas por 2 pessoas. Essa opção deixa o ambiente bem aconchegante e proporciona um lugar bacana para troca mais privada entre os alunos. As mesas podem ser combinadas com as cadeiras Pólen ou Colmeia, e com as Banquetas Favo e Banqueta Colmeia.
Para completar o ambiente as mesas multifuncionais A e Z também são móveis multiuso. Podem ser usados como mesa, banco aparador… A mesa A é um banco que, junto com a banqueta favo, ganha um apoio de mesa. A mesa Z é uma mesa com um banco fixo, mas pode multiplicar sua capacidade se usado com os Bancos Pólen. O seu design criativo e inovador possibilita até que ele seja usado como aparador. Super criativos e flexíveis, os módulos são ideais para reunir pessoas em volta deles, o que é fundamental para ambientes multiuso.
Outra característica muito procurada para os móveis de refeitório é o empilhamento. Mesas e cadeiras empilháveis para que o espaço possa ser facilmente desocupado. Procurando solucionar esse desafio, desenvolvemos para uma de nossas escolas parceiras a Mesa Trevo. Uma mesa de três pés com estrutura metálica e o tampo em compensado laminado de madeira maciça revestida em fórmica. A estrutura atravessa o tampo e faz um desenho que remete a um trevo, dando o nome para a mesa. Uma mesa com um formato orgânico com lugar para 6 pessoas sentadas que atendeu a necessidade da escola.
Pensando no dia a dia escolar, as cadeiras plásticas em polipropileno também são muito procuradas pela praticidade de higienização. Nesse contexto a cadeira Slick se encaixa perfeitamente. Ela é leve, empilhável e de fácil limpeza. Uma cadeira resistente para o uso intenso do universo escolar.
Para criar um ambiente alegre e dinâmico, uma dica importante é usar e abusar das cores. As cadeiras e bancos podem ser coloridos enquanto os tampos das mesas mais sóbrios. O resultado é um ambiente multiuso, flexível e divertido.
Saiba mais no nosso E-Book “Ambientes que Educam”, e no nosso arquivo DWG de apoio “Layouts – Ambientes que Educam”.